6 tipos de clientes que você ainda vai encontrar. | Marcelo Benati Webdesigner - Programador PHP - Empreendedor Digital

6 tipos de clientes que você ainda vai encontrar.



Postado em 19 Mai 2015 | Por Marcelo Benati | Publicado em: Freelancer

 Ao longo de mais de uma década trabalhando como web designer e programador freelancer, já me deparei com diversos tipo de clientes e já aprendi a perceber o tipo de cliente as vezes já no primeiro contato, vou listar aqui os 6 tipos clientes dos quais procuro fujir logo de cara.Claro que as vezes as aparências enganam mas em geral a primeira impressão é que fica.

 

1.O Cliente indicador.

Esse tipo de cliente é aquele que conhece um monte de gente, que vai te arrumar tanto cliente que você não vai dar conta de tanto trabalho, já passei por vários desses principalmente aqueles que falam isso antes até de você começar o projeto dele, como ele vai sair te indicando se nem sabe se vai gostar do seu serviço. Quando o cliente vem com esse papo logo o primeiro contato com certeza ele quer é que você se anime e de um bom desconto.

Como agir: Não se deixe levar pela promessa de muitos clientes faça seu trabalho o melhor possível e cobre o que acha que meresse.

2.O Cliente que prefere pagar tudo no final.

Não aconselho você fazer nada sem receber um sinal no início, principalmente no primeiro projeto, eu levo em consideração muitos fatores nesse momento o valor final do projeto, a condição de pagamento do cliente, baseado nessas informações faço a forma de pagamento mas nunca 100% no final isso é impossível.

Como agir: Recomendo que não comece nenhum trabalho sem receber nenhum sinal

3.O cliente que da muitas desculpas.

Tem também aquele cliente que sempre teve um problema principalmente na hora de pagar, ou de definir algo crucial para terminar o projeto e receber restante do pagamento. Desculpas como:
“Eu fiz o deposito, mas o banco erro e voltou”.
“Não vi seu e-mail porque foi para o SPAN.”
“To com tando trabalho que não consegui ver o e-mail (isso duas semanas após você ter enviado)”.

Como agir: Esse tipo de cliente é complicado porque acaba te atrapalhando você conta com um pagamento que não cai no dia combinado, o projeto acaba demorando muito para terminar porque ele não cumpre a parte dele, se puder fuja.

4.Cliente rodeado de puxa saco sabe tudo.

Esse é o cliente que pede opinião de um monte de gente que não tem nem idéia do que esta falando geralmente funcionário puxa saco que quer mostrar que tem opinião e só para descordar começa a pedir para fazer um monte de mudanças “só para testar” e ver como vai ficar. As vezes acontece de você mandar um layout para o cliente ele aprova você da continuidade no projeto e la na metade ele liga falando que tava conversando com fulano e queria mudar umas coisas la no layout que ja esta todo montado em html .

Como agir: Faça todas as mudanças necessárias ainda na fase de layout e deixe claro que se quiser mudar algo depois dessa primeira etapa aprovada vai ser cobrado um adicional.

5.O Cliente que fala ,Já tenho tudo pronto você só precisa montar,.

Aquele que fala para você “Estou com um projeto ele já esta pronto você só tem que montar e botar para funcionar”, ai você vai encontra o cara achando que ele já tem o projeto todo montado em html/css ou pelo menos os layouts prontos ai ele vem com um monte de rascunhos rabiscados em um papel qualquer, tudo o que ele tem é a idéia do que quer mas não tem nada pronto, mas na cabeça dele está tudo pronto, acredite isso acontece!

Como agir: Se o cliente vier co a frase “já tenho tudo pronto”, pede para ver o que tem pronto antes mesmo de uma reunião para não passar esse nervoso.

 

6.O cliente que esquece tudo (quando convêm a ele).

Esse é aquele que sempre esquece o que você combinaram na reunião sempre vem com uma coisa nova e pergunta “se lembra que a gente combinou isso?” e tenta empurrar mais trabalho para você e te convencer que já estava tudo combinado, o problema ai que você cobra por uma coisa e quando chega no final percebe que fez muito mais.

Como agir: Para resolver isso aconselho que faça contrato, com todo o projeto bem documentado em todos seus detalhes e sempre que aparecer idéias novas no decorrer do trabalho acrescente a esse documento retificando o valor total.

 

Conclusão.

Não quero te desanimar em trabalhar como freelancer com esse artigo como em qualquer área que for trabalhar você vai ter ônus e bônus listei aqui alguns pontos negativos no clientes tem outros mas também tem muitos pontos positivos em ser freelancer em qualquer área Se você ainda não encontrou nenhum desses clientes pela frente ainda vai encontrar.
E espero que esse artigo te ajude a lidar com eles sem muita dor de cabeça.

Você já lidou com outro tipo de “mau cliente”?
Comente ai abaixo e nos aconselhe como lidar com ele!

Abraço 
Marcelo Benati





E-goi - Marketing Automation Multicanal

Newsletter
Cadastre-se e receba dicas e novidades.
E-goi - Marketing Automation Multicanal